quarta-feira, 25 de agosto de 2010

VS 2010 C++: Como criar um novo projeto!

É ensinando que se aprende. Esse é o lema das comunidades de desenvolvimento codificando.netwcfbrasil.ning.com, entre outras que ensinam a galera que está iniciando em desenvolvimento "a pescar".

Hoje vou falar sobre o VS2010 C++ que está excelente! Eu como desenvolvo várias coisas em C/C++ entre trabalhos para faculdade e atualmente estudo desenvolvimento de jogos em DirectX em C++, sofria muito com o visual 2008 C++ pois não tinha um IntelliSense apurado como tinha para C#. IntelliSense é um "robô" que enquanto você codifica uma aplicação ele vai analisando seu código e apontando erros e/ou dando sugestões, isso salva a vida pois agiliza muito a vida do programador! Sem contar  aquela biblioteca que você sabe que precisa mas não lembra o nome e infelizmente não tem uma conexão com a internet naquela hora, o IntelliSense vem e "tcharam!". Para os mais leigos ainda, IntelliSense é quase um Google com o seu "Você quis dizer:"...

Sem mais delongas, neste post vou ensinar a criar um novo projeto para desenvolver uma aplicação em C ou C++.

Primeiro claro baixe o instalador do Visual Studio Express para C++ disponível no site da MSDN para o exemplo que vou postar agora você precisará do VS2010 C++ Express, mas você tem a opção de baixar uma ISO com o pacote completo de VS2010 Express pra C#, Web, C++ e Basic.

Agora ao que interesa!
Abra o VS2010 C++ e na aba Start Page, clique em "New Project" (Novo Projeto) e aparecerá uma janela para seleção do Template.

Clique para ampliar
Selecione Empty Project, nomeie como "exemplo" ou qualquer nome que queira dar, pois assim poderei ensinar também como adicionar itens novos ou existentes no projeto.

Após criar o novo projeto para começar a codificar você ainda precisa clicar em cima do projeto com o botão direito! ele fica dentro do Solution Explorer que no layout de janelas padrão fica na esquerda. Irá aparecer um menu com vários itens vá para Add (Adicionar) e em seguida New Item como na foto a seguir.

Clique para Ampliar
Feito isso uma nova janela com a seleção do novo item a ser adicionado aparecerá, clique em C++ file (.cpp), nomeie-o como main.
OBS.: Se você quizer programar em C ANSI nomeie-o main.c e main.cpp para programar em C++!!!

Criado o seu main automaticamente o VS2010 o abrirá para edição, ao lado direito ficará tudo branco e é só você clicar e começar a digitar seu código! Simples assim!
Na proxima foto vai um exemplo clássico "Olá Mundo!" pronto para você digitar e testar.

clique para ampliar
É isso aí pessoal dúvidas? Comentem, mandem email, tweetem. caso queiram mais algum exemplo e eu mando!

Um comentário:

  1. Viva,

    Muito bom, sucinto e claro.
    PS: Como fazes a gestão do projeto. Isto é, O que colocas junto da função main, é só o menu ou também outras funções. Separas tudo por ficheiros?
    1 abraço
    Fernando

    ResponderExcluir